Na quarta, 22 de janeiro, o município de Senador Sá recebeu o centro de coleta móvel do HEMOCE e durante a manha recebeu os senadorsaenses que marcaram presença e doaram um pouco de seu tempo e sangue em prol de salvar vidas.
O sistema seguiu o processo padrão o doador voluntário passou pela apresentação de documento, verificação de pressão, temperatura e preenchimento de formulário. Em seguida uma entrevista com médico para comprovar estar apto e logo em seguida lanche. Por fim, o momento de efetuar a coleta do sangue com os profissionais do HEMOCE que sempre são atenciosos e prestativos, o qual deixamos nosso agradecimento.
O momento no município acontece duas vezes por ano, dando a oportunidade para que os doadores façam as duas doações anuais. Parabéns a todos que doaram!
BOM SABER
Importância de doar sangue
A doação de sangue é um gesto humanitário de solidariedade, cidadania, amor ao próximo e bem-estar coletivo. É comum que as pessoas só tenham essa iniciativa depois de conhecer alguém que necessitou de sangue, porém, esse hábito precisa mudar. Uma única doação de sangue, dura poucos minutos, e é suficiente para salvar várias vidas.
Quem pode doar sangue
Qualquer pessoa com mais de 16 anos e menos de 69 pode doar sangue, mas precisa atender alguns pré-requisitos que visam assegurar a saúde do paciente que receberá a doação. Os principais requisitos são:
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar em boas condições gerais de saúde;
- Estar alimentado e descansado;
- Não estar grávida;
- Não consumir bebidas alcoólicas ou tabaco;
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
- Respeitar o intervalo mínimo entre as doações (a cada 2 meses homem e 3 meses mulheres).
Onde doar sangue
O processo para doar sangue é simples e rápido. Primeiramente, com documentos pessoais em mãos, basta procurar o hemobanco da sua cidade e preencher um cadastro. Depois, o doador passa por uma triagem, a fim de aferir a saúde, e uma entrevista confidencial.
Havendo compatibilidade para doação, é feito a coleta, procedimento que dura cerca de 10 minutos. Retira-se cerca de 450 ml de sangue que, posteriormente, passa por um procedimento no qual são fracionados os componentes do sangue (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado).
Por fim, o doador é direcionado para uma sala especial onde tem à disposição um lanche especial, no intuito de repor o sangue doado e vitaminas. A pessoa fica no local por mais alguns minutos, até se sentir confortável para ir embora.
0 Comentários
Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!