Comitê de Enfretamento a Pandemia vai debater data de volta às aulas para ensino fundamental da rede pública

 


O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus vai avaliar o retorno às aulas das séries do ensino fundamental da rede pública do Ceará. A reunião sobre esse retorno ocorrerá na próxima sexta-feira (14/01). A vacinação contra Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade deve ter início no dia 15 de janeiro.

“Essas crianças, hoje, não estão imunizadas. E aí, vamos permitir esse retorno imediato? Isso vai ser discutido no Comitê Executivo, que é coordenado pelo governador e pelos outros atores do sistema de saúde”, afirmou Marcos Gadelha, secretário da Saúde do Ceará, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10/01).

O secretário ainda lamentou os constantes ataques à vacinação infantil contra a Covid-19 e destacando o grau de discussão em que se questiona dados baseados em evidencias científicas. “. “É lamentável a gente em pleno em século XXI ainda estar discutindo se a vacina é boa ou não. E para criança, então. Mas toda decisão precisa ser baseada em dados científicos. Existe um comitê que é técnico de cientistas, epidemiologistas, infectologistas, pessoas que nos apoiam na tomada de decisão”, pontua o secretário.

No Ceará devem chegar cerca de 3.800 doses de vacina. O intervalo para a administração da primeira e da segunda dose é de oito semanas. Caso a criança tenha tomado outra vacina, deve aguardar 15 dias para começar o esquema vacinal contra a Covid-19. Além disso, no momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis, e não será exigida a apresentação de prescrição médica. Esses dados e esse tempo que leva para vacinação é que pode alterar o calendário escolar do Ensino Fundamental no Ceará.

Postar um comentário

0 Comentários