Choveu em mais de 61 municípios do Ceará neste sábado (19), data em que comemorado o Dia de São José, padroeiro do Estado. Os devotos do santo acreditam que chuvas no dia do padroeiro é sinônimo de um bom inverno.

Em Senador Sá o dia também foi de chuva em grande parte do dia e céu nublado neste dia 19. Os senadorsaenses celebram as chuvas e comemoram um bom inverno. O açude localidado na sede do município já está sangrando e a população já está na expectativa para o sangramento do açude Tucunduba no distrito de Serrota.

A grande probabilidade de chuvas neste dia é ocasionada pelo equinócio de outono, fenômeno em que a dois hemisférios terrestres estão igualmente iluminados pelo sol, o que acaba atraindo ventos úmidos para o Ceará, e geralmente traz chuvas, conforme explicado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Até o momento, as maiores precipitações foram registradas em Granjeiro, no interior do Estado e em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, ambas com 55 milímetros de chuva.

Também se destacam com chuvas acima de 40 milímetros as cidades de Tarrafas (49 mm), Granjeiro (46 mm), Maranguape (42 mm), Paraipaba (41 mm) e Crateús (41 mm). Em Fortaleza, foram observados pela Funceme 20 milímetros no posto Castelão e 16 milímetros no posto da Água Fria.