A Secretaria de Saúde de Senador Sá informa e chama a população para participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, destacando que no dia 30 de abril, próximo sábado, acontece o Dia “D” dessa ação, em todas as Unidades de Saúde do município.
A Campanha Nacional contra o Sarampo 2022 é efetuada em duas etapas, onde os primeiros a serem vacinados são os trabalhadores de saúde, acontece de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que também iniciou no dia 04 de abril. Os profissionais da Saúde devem ter duas (02) doses da vacina contra o Sarampo, independente de quando tenha tomado.
Todas as crianças irão tomar uma dose extra na 2° Fase. No Dia “D” da vacinação contra Influenza serão atendidos idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; crianças de 06 meses a menores de 05 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência; caminhoneiros; pessoas com comorbidades; trabalhadores de transporte coletivo e rodoviários; membros das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, e trabalhadores portuários informou o Ministério da Saúde.
2ª etapa - de 02/05 a 03/06
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores;
- Comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Vacina trivalente
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Vacinação de crianças
No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
0 Comentários
Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!