O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Senador Sá é o principal meio de acesso aos serviços, ações e iniciativas sociais que proporcionam melhor convívio e atenção à sociedade, principalmente para a população em vulnerabilidade social.

Entre as ações, projetos e iniciativas sociais desenvolvidas pelo Cras está o grupo de gestantes senadorsaenses que unem as atividades de acompanamento de saúde da mãe e do bebê com as atividades de convívio social proporcionadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).


 Em um dos momentos foi realizado o 1º encontro com o grupo de gestantes - Paif onde aconteceu uma roda de conversa com as técnicas de referência a assistente social Taiara Soares e a psicóloga Sayoara Campos. A atenção social e psocológica é muito importante no período gestacional onde as mamães ficam mais sensíveis. Ações essas que auxiliam na saúde e consequentemente um parto tranquilo.

Além de momentos como esse as gestantes são beneficiádas com Kits Bebês onde recebem diversos itens para que a criança tenha uma boa higiene e para reduzir os custos da família. O Paif desenvolve ações de intervenção individual e/ou coletivo, são: acolhida, estudo social, visitas domiciliares, acompanhamento familiar, as oficinas com famílias, as ações comunitárias, as ações particularizadas e os encaminhamentos necessários.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O trabalho social com famílias é realizado no âmbito do PAIF. É um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de uma família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências.