O tempo está acabando para quem mudou de país, estado, município e precisa solicitar a transferência do seu domicilio eleitoral e votar nas Eleições deste ano. O prazo se encerra no dia 04 de maio. A boa notícia é que essa mudança pode ser realizada através da internet, sem pagar nada, acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral.

Porém, é importante orientar a quem vai fazer a solicitação , que antes do procedimento, o eleitor deve checar se há irregularidades ou multas eleitorais para pagar. Constatado a existência de débitos, o eleitor deve emitir a guia e realizar o pagamento. Essa guia pode ser paga em qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Confira o passo a passo:
  1. Selecione o estado de votação;
  2. Apresente uma selfie com um documento oficial brasileiro de identificação (RG, carteira profissional, ou passaporte), comprovante de residência atualizado e certificado de alistamento militar (no caso de homens que vão completar 19 anos). Todos os documentos serão anexados no fim da solicitação;
  3. Preencha o formulário com suas informações pessoais;
  4. Selecione o local de votação desejado;
  5. Anexe os documentos solicitados;
  6. Finalize a solicitação.


Para que o pedido seja aceito, o eleitor precisa residir no novo endereço há pelo menos três meses e não pode ter transferido ou tirado a primeira via do documento nos 12 meses anteriores.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai realizar, entre os dias 25 de abril e 4 de maio, um mutirão para regularizar a situação de eleitores em Fortaleza. O atendimento será realizado no Centro de Eventos, das 8h às 14h, via agendamento no site do TRE (tre-ce.jus.br) ou pelo disque 148. No local, 80 guichês vão estar operando para agilizar o atendimento.

O TRE lembra ainda, que todos os procedimentos, como o primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, alteração de dados cadastrais, emissão de multas e regularização eleitoral, também podem ser feitas online.
Blog Manuel Sales